Notícia - Siemens e Bombardier estudam joint ventures ferroviárias
29/06/17 Siemens e Bombardier estudam joint ventures ferroviárias
Uma joint venture seria para as operações de materiais rodantes, controladas pela Bombardier, e outra para sinalização, da Siemens, disseram fontes
Siemens: se a Siemens e a Bombardier chegarem a um acordo, “isso pode afetar o preço das ações da Alstom por algum tempo†(Siemens/Getty Images)
Londres/Frankfurt/Montreal – A Siemens e a Bombardier analisam opções, incluindo duas joint ventures ferroviárias, como parte de uma combinação planejada nos ramos de trens e equipamentos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
As empresas avançam em direção a uma joint venture para suas operações de materiais rodantes, que seriam controladas pela Bombardier, que tem sede em Montreal, e outra para sinalização, na qual a Siemens teria maioria, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as conversas são privadas. O acordo pode ser fechado nos próximos meses, disseram.
Nenhuma decisão final foi tomada e qualquer combinação exigiria apoio polÃtico e autorização das autoridades antimonopolistas, e além disso enfrentaria oposição dos sindicatos, disseram eles. Representantes da Siemens, que tem sede em Munique, e da Bombardier preferiram não comentar.
As joint ventures “beneficiarão a Siemens se a empresa realmente ficar com as atividades de sinalização, em que as margens são maioresâ€, a concorrência não é tão feroz e o capital de giro não é tão pesado, disse Lionel Pellicer, analista da AlphaValue.
As negociações para combinação ocorrem em um momento em que ambas as empresas, juntamente com a francesa Alstom, enfrentam uma maior concorrência da lÃder do setor, a chinesa CRRC Corporation, criada em 2015 a partir da fusão de duas das principais fabricantes de trens regionais do paÃs.
As operações ferroviárias da Siemens e da Bombardier têm uma sobreposição significativa na Europa, especialmente na Alemanha, o que aumenta a probabilidade de que ocorram vendas de ativos para diminuir preocupações regulatórias e a possibilidade de cortes de postos de trabalho.
Queda da Alstom
As ações da Siemens caÃam 1,7 por cento à s 17h11 desta quinta-feira em Frankfurt, para 121,15 euros, enquanto a Alstom caÃa 3,6 por cento, para 30,53 euros em Paris. As ações da Bombardier caÃram 0,8 por cento em Toronto, para 2,42 dólares canadenses.
Se a Siemens e a Bombardier chegarem a um acordo, “isso pode afetar o preço das ações da Alstom por algum tempoâ€, disse Pellicer, acrescentando que a combinação pode na verdade não ser uma notÃcia completamente ruim, dado que a empresa francesa tem conseguido contratos apesar da concorrência com os chineses.
“A Alstom não precisa necessariamente crescer. A empresa alcançou um tamanho crÃtico e está focada na manutenção e nos serviçosâ€, disse ele, acrescentando que a empresa chinesa não tem necessariamente uma vantagem de custo porque muitos paÃses exigem produção local.
A Siemens delineou em maio planos para cortar 300 postos de trabalho na operação ferroviária na cidade de Krefeld, na região oeste da Alemanha.
A unidade ferroviária da Bombardier, que fabrica metrôs, bondes e trens de alta velocidade, eliminará 2.200 empregos na Alemanha até 2020, de acordo com plano anunciado anteriormente, e pretende cortar 7.500 postos de trabalho em todo o mundo, disse o porta-voz Marc-Andre Lefebvre nesta quinta-feira, em entrevista por telefone.
Por: Aaron Kirchfeld, Eyk Henning e Frederic Tomesco, da Bloomberg
Fonte: Portal Exame
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